Certificados exigidos pela UBA? Entenda!

De acordo à nova resolução, alunos não hispanoparlantes ( não falam espanhol ), deverão apresentar certificado de nível mínimo de espanhol equivalente ao nível B1+, segundo o Marco Comum Europeu de Referência (MCER). (Resolução C.S. N° 3836/11) , Os certificados aceitos pela UBA são:

  • O Serviço Internacional de Avaliação de Língua Espanhola (SIELE) – ( Brasil/Argentina )
  • Certificado de Espanhol Intermediário (CEI) – ( Argentina )
  • Certificado de Espanhol Língua e Uso (CELU) – ( Brasil/Argentina )

SIELE – Serviço Internacional de Avaliação de Língua Espanhola, atesta o grau de competência na língua espanhola através de quatro provas: Compreensão de leitura, Compreensão aditiva, Expressão e interação escritas e Expressão e interação orais, E é promovido pelo Instituto Cervantes, da Universidade Nacional Autônoma de México, a Universidade de Salamanca e da Universidade de Buenos Aires. O SIELE é recomendado para os alunos que ainda residem no Brasil e precisam tirar seu certificado para assim, fazer a inscrição na UBA a tempo.

Para entender melhor como é aplicado o exame acesse: https://siele.org/pt/web/guest/examen

Para saber o local mais próximo para realização do exame:https://siele.org/pt/web/guest/encuentre-su-centro

 

CEI – Certificado Español Intermedio é um exame da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, especialmente idealizado para certificar que o nível de espanhol do estudante é suficiente para entrar no CBC (Ciclo Básico Comum). O exame está destinado aos estrangeiros com o intuito de avaliar a sua capacidade de falar, entender e escrever o idioma espanhol na universidade.

SEDES: Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Microcentro, Caballito, Barrio Norte, Belgrano, Belgrano R, Palermo Diagonal Norte, Paternal, Villa Crespo.

A inscrição do exame pode ser feita até 5 dias antes da data da prova, de forma presencial ou através da página da Faculdade de Filosofia e Letras e o resultado é concedido dentro de 15 dias após ter sido realizada a prova.Próximas datas do exame CEI 2018:

• 24 de outubro 

• 14 de novembro 

CELU – Certificado de Espanhol: Língua e Uso. É um certificado de proficiência de espanhol como língua estrangeira que pode ser obtido por todos os estrangeiros que não tiverem o espanhol como primeira língua e quiserem validar sua capacidade de usar este idioma como língua segunda para âmbitos de trabalho e estudo. O CELU é o único exame reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores e Culto da República Argentina.

O exame CELU trata-se de uma prova na qual o estudante lê e escreve textos de distinto gênero, escuta uma gravação do rádio e mantém uma entrevista de quinze minutos com dois professores que avaliam seu desempenho oral em espanhol. O exame todo aplica-se num dia só. Qualquer variedade dialetal do espanhol usada pelos candidatos permitirá compreender tanto os comandos como os textos apresentados no exame. Trata-se somente de um exame, e o nível que se creditar será determinado pelo desempenho de cada candidato.

O exame consiste num conjunto de atividades orais e escritas. As primeiras avaliam a adequação contextual e interativa, fluência, pronúncia e entonação, gramática, léxico; as segundas valoram a adequação discursiva, gramatical e léxica de conteúdo. Avalia-se a proficiência na língua no seu uso acadêmico, informativo ou no âmbito do trabalho.

Os exames são aplicados regularmente duas vezes por ano, nos meses de junho e novembro, em todas as universidades do Consórcio, em vários postos aplicadores do Brasil.

Para encontrar a Sede da CELU mais próxima, e agendar seu exame  acesse:http://www.celu.edu.ar/es/content/sedes