Na Argentina é PROIBIDO vestibular? Entenda…

Primeiramente … O que é Vestibular?

  • De acordo com o Dicionario: “Que aprova e classifica os estudantes a serem admitidos nos cursos superiores (diz-se de exame).” ” Que dá acesso aos cursos universitários. “
Geralmente, são testados os conhecimentos dos candidatos sobre as matérias aprendidas durante os três anos do ensino médio. Já o formato e a quantidade das questões pode variar: é mais comum encontrar questões de múltipla escolha e/ou ou discursivas (o número de perguntas pode variar bastante de acordo com a instituição) e uma redação. Há vestibulares com menos de 50 questões e outros com mais de 100!

A realidade é que no Brasil é extremamente concorrido e todas as faculdades possuem restrição de vagas; Veja um exemplo através de um Comparativo de 2018 ( Medicina ) :

  • FUVEST: 145 Vagas, para 16.967 Inscritos
  • UNICAMP: 100 Vagas, para 30.676 Inscritos
  • UERJ: 57 Vagas, para  7.583 1 Inscritos

As Universidades públicas argentinas não possuem limites de vagas para vários cursos, incluindo os de Medicina, de acordo com a assessoria de imprensa das instituições acadêmicas. Essa facilidade de ingresso tem sido o atrativo principal para estudantes brasileiros.

De acordo com a reforma na “Ley Nº 24.521”, promovido pela deputada de Frente Vitória Adriana Puiggrós, e aprovada pelo senado, tem como principal mudança a inclusão do artigo 2 bis, a “proibição de estabelecer qualquer tipo de imposto, taxa, tributo, ou tarifa ” sobre programas de graduação em universidades públicas (incluso cursos à distância e pós-graduação).

O texto do regulamento também define a entrada na educação universitária como “livre e irrestrita“. As fundações do projeto explicam que este ponto procura evitar restringir o acesso públicos através de “exames eliminatórios” ou “outros mecanismos de exclusão”ou seja:  ” VESTIBULAR ” .

Sendo assim, para ingressar em uma Universidade Pública ou Particular, é necessário fazer o curso de ingresso de cada faculdade. O curso tem o objetivo nivelar a todos os alunos antes de iniciarem o ensino superior, com conteúdos redirecionados a carreira elegida, ou seja, alunos de medicina , neste período estudarão matérias introdutórias básicas para a carreira ( Anatomia, Biologia, Biofísica, Química etc… ), ressaltando que não existe cotas e nem concorrência. Assim que aprovada todas as matérias requeridas poderá começar a faculdade.

Conheça mais sobre as Universidades aqui!

Espero que nós tenhamos te ajudado e qualquer nova dúvida pode entrar em contato conosco.

Whatsapp: +5491134424311