O que são Cátedras?

Cátedras são tipos de cursadas diferentes para o mesmo tema. Com um cronograma, plano e programa de estudos, com suas próprias aulas e também, muitas vezes, com suas próprias condições de aprovação.

No entanto, a Universidade exige que as provas tenham o mesmo assunto independente das cátedras.

As principais diferenças que se encontram entre cátedras universitárias podem ser: os horários, o nível educacional, a dificuldade, os professores que a ditam, as condições de aprovação, as condições administrativas como: controle de freqüência, o controle severo ou nulo das correlatividades, entre outras…

Ou seja, em geral são modalidades, um estilo próprio de ensino, da Universidade UBA a partir do 1º Ano da carreira de medicina tem como matérias:

  • Anatomia
  • Histologia – ( Histologia, Biologia Celular, Embriologia, Genética)
  • Saúde mental
  • Biótica I
  • Medicina Familiar I

Para entender melhor sobre a  funcionalidade das cátedras, usaremos a Matéria de Anatomia como Exemplo:
A cursada de Anatomia é dividida em 3 cátedras dentro delas 1 chefe para cada, e vários “ayudantes” (  Alunos da Faculdade de Medicina que atuam como Assistentes Estudantis em disciplinas dos Departamentos Acadêmicos, ajudando e oferecendo aulas e apoio aos alunos) com a base anatômica geral igual, porém com uma metodologia própria.

  • Cátedra 1 : Conhecimento anatômico relacionados à prática médica – exame em diagnóstico da doença e realizar procedimentos médicos de rotina.

Imagem relacionada

  • Cátedra 2 : Conhecimento anatômico descritiva, com uma abordagem maior em Imagens de Radiografia , Ressonâncias e tomografias em relação a outras cátedras.

Resultado de imagem para ressonancia, radiografia, tomografia

  • Cátedra 3 :  Conhecimento anatômico descritiva, com uma abordagem maior em detalhes anatômicos em relação a outras cátedras.

Imagem relacionada

Abaixo segue um exemplo gráfico de maior relevância de cada cátedra:

  1. Casos Clínicos +++ / Imagens ++     / Detalhes +

  2. Casos Clínicos +      / Imagens +++  / Detalhes ++

  3. Casos Clínicos +      / Imagens ++     / Detalhes +++

Como escolher uma cátedra universitária?

1. Consultar pessoas que já participaram

É a melhor e a mais recomendável, mas as vezes más experiências nos rendimentos condicionam este tipo de conselho. Então, é preferível consultar muitas pessoas para ter uma ideia melhor.

2. Busca de informações na internet

Certamente a Universidade tem algum fórum ou site informativo onde os alunos trocam experiências. Lá podemos encontrar dados significativos sobre as cátedras.

3. Que Tenham um bom nível

Passar pela Universidade feliz sem experimentar qualquer tipo de dificuldade não é o ideal. O mais ” Facíl ” as vezes sai caro , lembre-se é a sua Carreira, seu sonho! Por isso estudar muito e se dedicar sem medir esforços é Fundamental!

4. Conheça a modalidade de aprovação

Pois, se uma cátedra exige, por exemplo, muitos trabalhos práticos, não é o mesmo da que exige apenas um ou nenhum. Não confunda a modalidade para passar com o nível de dificuldade , são duas coisas distintas. A melhor modalidade é definida por você de acordo com suas experiências anteriores, mas você precisa conhecê-las antes de se inscrever.

5. Conheça a abordagem

Vamos aprender a ver as coisas de acordo com o que a cátedra universitária ensina. Talvez esse ponto de vista marque sua carreira, por isso é melhor saber antecipadamente como os temas serão dados e estudados.

6. Pesquise o Temário

Pois às vezes as cátedras deixam alguns temas de lado por que não consideram importantes. Mas isso pode ser de grande interesse e relevância futura. Portanto, é aconselhável conhecer o plano de estudos de cada uma.

 

Espero que nós tenhamos te ajudado e qualquer nova dúvida pode entrar em contato conosco.

Whatsapp: +5491134424311